Bar da Fábrica: Cinco opções em Curitiba para beber Cerveja Artesanal direto na Cervejaria

Cervejarias -

Bar da Fábrica: Cinco opções em Curitiba para beber Cerveja Artesanal direto na Cervejaria

O site Catraca Livre fez uma lista com cinco bares em Curitiba anexos à própria fábrica de cerveja artesanal, ou cinco cervejarias com bar anexo, como preferir.

Considerada oficialmente a “capital da cerveja artesanal”, Curitiba abriga grandes e reconhecidos rótulos da bebida que, além da degustação, possibilitam um passeio pela história e pela fabricação dentro das cervejarias.

Para se ter ideia da importância que ganhou nos últimos anos na capital paranaense, estima-se que sejam produzidos 400 mil litros/mês na cidade e região metropolitana.

Muitas dessas cervejarias, aliás, têm o próprio bar dentro da fábrica: em alguns casos, é até possível acompanhar a produção. Por isso, para você que deseja fazer um beer tour pela cidade, listamos cinco lugares com fabricação artesanal para conhecer:

Maniacs Brewing Co.

Para quem é “louco por cerveja” –slogan da marca, aliás –a Maniacs Brewing Co é parada certa. Com o bar anexo à fábrica, a cervejaria possui cerca de 20 torneiras de produção própria e rótulos já consagrados. Assim, os clientes que desejarem podem não apenas degustar a bebida artesanal como também acompanhar sua fabricação –com a possibilidade da realização de um tour pelo local.

As cervejas possuem sabores que vão desde tropicais, cítricos e com aromas frutados — como a  Mad Maniacs Juicy IPA –até à clássica “puro malte” Craft Lager. Entre os destaques da casa ainda estão a Belgian Wit, feita com trigo belga; e a Maniacs IPA que é considerada o cartão de visita da cervejaria. Além disso, também é possível encontrar rótulos da conceituada marca americana Brooklyn Brewery que, no Brasil, tem sua produção feita pela Maniacs.

Com porções de Beef & Cheese Balls –versão mini da carne do pão com bolinho– e flatbreads –massa de pizza artesanal feita a partir do malte das cervejas– além dos clássicos fritas, bacon caramelizado e Maniacs Burguer, os clientes podem contar com diversas opções para harmonizar com seus rótulos de preferência.

Maniacs Brewing Co.: Av. Munhoz da Rocha, Cabral; segunda a sexta-feira, 17 às 23h; sábados, 11h às 23h; domingos, 11h às 20h.

Bodebrown

Há dez anos no mercado, a cervejaria Bodebrown vem conquistando cada vez mais confiança dos consumidores curitibanos. Com ingredientes nacionais e importados da melhor qualidade, a casa também é conhecida no Brasil em estilos como Imperial IPA, Wee Heavy, Black Rye IPA, Hop Weiss e cervejas envelhecidas em madeira.

A Bodebrown conta também com uma variedade de acessórios e equipamentos à venda para os cervejeiros de plantão: panelas, chiller, fechador de garrafas, tampas, maltes, lúpulos, leveduras, kits para 20 litros e moedor, são alguns dos insumos disponíveis.

Bodebrown: Rua Carlos de Laet, 1051, Hauer. Segunda a Quinta, 9h às 18h; sexta, 9h às 20h e; sábado, 9h às 16h.

Don Gentilis

Situada em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, a Don Gentilis tem na cerveja uma homenagem: traz no nome e logo uma homenagem ao patriarca da família. Com um espaço para degustação, além de uma loja de fábrica, os visitantes podem experimentar rótulos de duas linhas, também inspiradas em pessoas da família do proprietário.

Seguindo as características da tradicional escola alemã, a linha Don Gentilis respeita a “lei da pureza da cerveja”, em a fabricação da bebida leva apenas água, malte de cevada e lúpulo. Por outro lado, os rótulos da linha La Mercedita utilizam como base as escolas Inglesa, Belga e Americana, sendo mais encorpados e de aromas intensos e lupulados.

Don Gentilis: R. Treze de Maio, 282, Pinhais. Terça a sexta-feira, 9h às 12h e 13h30 às 18h; sábado, 11h às 19h.

Gauden Bier

Localizada em uma região famosa por sua gastronomia —-Santa Felicidade– a Gauden Bier surge com o objetivo de desenvolver uma cerveja diferenciada, artesanal e com qualidade internacional. Com ingredientes selecionados, aliados a equipamentos modernos e de alta tecnologia, os blends da casa possuem uma receita única, fazendo com que a produção chegue perto dos 40 mil litros por mês.

Entre os produtos de destaque, encontra-se a Lager Naturtrübe, com aroma do lúpulo e sabor do malte associado a um leve amargor; a Hefe Weissbier, de sabor e aroma maltados, com lúpulo, cravo e banana, além das tradicionais Pielsen, Blonde Ale, Pale Ale, Bock, Dry Stout e o Gauden Chopp. A casa ainda produz bebidas das marcas Pagan, Morada, Cia. Etílica, F#%*ing Beer, Tormenta e DUM.

Gauden Bier: Avenida Manoel Ribas, 6.995, Santa Felicidade. Segunda à sexta-feira, 9h às 18h

Bastards Brewery

Seguir na contramão, com pensamento livre, sem medos e preconceitos. Assim é ser Bastards — bastardos em inglês. Com as linhas American India Pale Ale, American Pale Ale, Imperial India Pale Larger, Oatmeal Sout, Premium Larger e Witbier, as cervejas também seguem uma linha única: por trás de cada rótulo, há um personagem. A Jean Le Blanc, por exemplo, conta a história de um artista parisiense “arrebatador de corações”. Assim, sua cerveja possui um sabor doce e agradável, com aroma marcante de capim limão, coentro e casca de laranja.

Para quem deseja conhecer o processo de fabricação –desde a moagem do malte aos tanques fermentadores– a casa também oferece a possibilidade de tour guiado. Desta forma, os amantes de cerveja podem conhecer ainda mais sobre as variedades de lúpulos, maltes, fermentos e estilos, além da degustação Bastards. A fábrica da cervejaria fica na região metropolitana de Curitiba, em Pinhais, e o tour acontece às sextas-feiras 17h, com valor de R$ 20.

Bastards Brewery Pub: Avenida Iguaçu, 2.300, Água Verde; Terça a quinta, 18h às 23h45; sexta, 18h à 01h; sábado, 16h à 1h.

 

Fonte: Catraca Livre


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Sale

Unavailable

Sold Out