QUINZENA DO CONSUMIDOR TEXO
Minha Sacola
Sacola Vazia
11/05/2021

Cerveja e Chope: Qual é a diferença?

Você prefere Chope ou Cerveja? A Resposta normalmente está na ponta da língua para a maioria das pessoas, mas e se a pergunta for: Qual é a diferença entre Chope ou Cerveja? Não sabe? Não tem problema, muita gente não sabe com certeza. Ou você diria que o Chope é mais encorpado do que a Cerveja? Sim, geralmente é isso mesmo, mas isso não é o que define os dois produtos. Hoje vamos desmistificar de vez essa questão.

Primeiramente você precisa saber que apenas no Brasil existe esta divisão, aqui chamamos de cerveja a bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de cereais maltados, principalmente a cevada.  Chope é a cerveja armazenada em barris e servida em torneiras. Esta é a definição clássica, a grande diferença é que tradicionalmente a fermentação da cerveja continuava dentro do barril, onde ocorria a carbonatação que acentuava o sabor da bebida e deixava-a com mais pressão, o que contribuí para a sensação de cremosidade (que torna o chope mais encorpado). No caso dos Chopes filtrados a segunda fermentação não acontece, portanto é preciso adicionar artificialmente gás carbônico ao barril, já que as leveduras serão filtradas e não produzirão mais o gás.

Hoje em dia a definição de certa forma mudou, principalmente após a publicação dos novos padrões para a fabricação de cervejas no Brasil. De acordo com o documento oficial a denominação “Chopp ou Chope é permitido apenas para a cerveja que não seja submetida a processo de pasteurização, tampouco a outros tratamentos térmicos similares ou equivalentes”. A pasteurização é um processo químico que se baseia em esquentar e resfriar um líquido rapidamente, é usado amplamente na indústria alimentícia e serve para aumentar a vida útil dos produtos, já que este processo elimina quase 100% dos microrganismos existentes. Portanto, como o Chope não pode ser pasteurizado, ele não possui um grande prazo de validade e normalmente não pode ser armazenado em garrafas ou latas e vendido em supermercados por exemplo. De certo modo a questão da armazenagem continua valendo.