QUINZENA DO CONSUMIDOR TEXO
Minha Sacola
Sacola Vazia
12/05/2021

Cruzeiro Keller Bier: Criada em 1870, primeira cerveja do Paraná será relançada.

A primeira cerveja produzida no Paraná está de volta depois de quase 70 anos fora do mercado. A Cruzeiro Keller Bier será relançada oficialmente na fábrica da All Right Beer, neste sábado 31 de agosto a partir das 11h.

Criada em 1870, em Curitiba, a Cervejaria Cruzeiro foi a primeira cervejaria do estado do Paraná. A antiga fábrica ficava no final da Alameda Dom Pedro II, no bairro Batel, onde hoje é um prédio residencial. No local havia um bosque e era ponto de encontro das pessoas na época para conversar e beber cerveja. 

A produção toda era feita utilizando lenha como combustível e a distribuição à carroça.

O fundador da Cervejaria Cruzeiro foi o austríaco João Leitner que trouxe a receita de uma cerveja Lager maturada em barris de carvalho e que logo fez muito sucesso na cidade, sendo produzida até os anos 1950, quando teve sua produção descontinuada.

A ideia de resgatar a primeira cerveja do Paraná foi de Beto Glaser, bisneto de João Leitner e proprietário da Cervejaria Curitibana - um pub especializado em cervejas artesanais e comida de boteco. 

Após quase dois anos de pesquisa, Beto conseguiu resgatar a receita original, e no ano passado, passou a produzir em pequena escala e servir no seu pub, tendo aceitação imediata.

“A característica principal dessa cerveja é que ela usa a técnica de decocção no processo de mostura, que não conheço praticamente nenhuma fábrica que o utilize. A gente extrai uma parte do malte, faz o processo, e depois devolve para a panela a 67 graus. Isso realça o aroma do malte no mosto. Depois vem a maturação a 4 graus e a infusão de chips de carvalho francês – para simular a que era feita na época”, explicou Beto, em entrevista ao Bom Gourmet.

Agora, em parceria com a Cervejaria All Right Beer, produzirão em maior escala, tendo uma produção inicial de 1000 litros.

“Somos fiéis a receita original e mantivemos o aroma e sabor únicos do processo de decocção. Ela possui 5,2% de teor alcoólico e é muito fácil de beber, leve e refrescante. A ideia do relançamento é ter a Cruzeiro disponível para o público em geral, para que todos conheçam a primeira cerveja do Paraná e possam beber a qualquer momento”, conta Beto Glaser.

A festa de lançamento terá entrada gratuita e a atração principal - A Cruzeiro Keller Bier - será vendida por R$15 o copo pint. Além disso, terá música ao vivo com Zeh Paltra e a banda Luiz Fireball and The Good Looking Boys.

Para Frederico Luz, sócio proprietário da Alright Beer, a escolha da cervejaria para o relançamento da Cruzeiro é motivo de orgulho para o espaço que completa em setembro um ano de mercado. “Acredito que temos que oferecer aos nossos clientes mais do que um produto. Temos que oferecer uma experiência e nada mais legal do que experimentar uma cerveja centenária”, diz.

Maiores informações sobre o lançamento, você encontra na página do evento no facebook e no Instagram da All Right e da Cervejaria Curitibana.

Serviço:

Relançamento da Cerveja Cruzeiro

Data: 31 de Agosto, as 11h.

Local: Fábrica da All Right Beer, Rua Adir Dalabona, 95 – Orleans.

Atrações Musicais: Zeh Paltra e Luiz Fireball and The Good Looking Boys.

Entrada Gratuita.