QUINZENA DO CONSUMIDOR TEXO
Minha Sacola
Sacola Vazia
11/05/2021

Em propagandas antigas cerveja já foi indicada para crianças e para o trabalho, veja exemplos

Hoje em dia os comerciais de cerveja não são tão comuns como um dia já foram,  mas apesar das diversas restrições legais eles ainda estão presentes em várias mídias e geralmente associados a festa, música, futebol e a diversão, sempre voltados ao público adulto. Além disso, ao final de todos eles, sem exceção, temos uma mensagem de conscientização obrigatória: “Se beber, não dirija”.

Está claro que existe uma preocupação com a influência que a quantidade de propaganda vai ter na população além de seu conteúdo. Só que a verdade é que nem sempre foi assim. As leis que restringem os comerciais de bebidas alcoólicas são relativamente recentes, as mais restritivas são da década passada.

No século passado, por exemplo, algumas propagandas de cerveja diziam que a gelada podia ser boa contra anemia para crianças ou mesmo para as mulheres que estavam amamentando, vamos mostrar pra vocês as mais bizarras neste post:

 

Rainier Beer: Melhor que remédio

A imagem mostra uma criança e um idoso brindando uma Rainier Beer. Essa propaganda do século passado diz que a cerveja é “Benéfica para jovens e idosos!” além de indicar que “Nenhum medicamento pode ser igual a ela como um tônico.”

Brahma Malzbier: Boa para anemia

Essa propaganda da Brahma Malzbier sugeria que a cerveja, por ser doce, é boa para mulheres e crianças, além de recomendar a bebida para combater a anemia e a palidez. As cervejas escuras eram consideradas mais saudáveis, na imagem do post por exemplo tem uma propaganda da cerveja Caracú, que diz que "Beber Caracú é beber saúde!"

 

Beba para amamentar

Nesta imagem de uma marca desconhecida vemos duas mães amamentando, uma delas bebendo cerveja e a outra aparentemente tomando leite. No topo está escrito “A cerveja e nutritiva” e logo abaixo das mães “Esta aqui bebe” e “essa não bebe”.

 

A Antarctica tinha em 1910 um cartaz que mostrava um bebê oferecendo cerveja para a mãe “Mamãe! Bebe esta cerveja”.

 

Guinness e a cerveja medicinal

Esse comercial da Guinness mostra um médico e faz mais ou menos como as propagandas de creme dental hoje em dia, ao dizer que os médicos recomendam o consumo do seu rótulo.

 

Beber pra trabalhar

A Brahma Chopp indicava o consumo da bebida no trabalho, ela deveria ser consumida quando os trabalhadores estivessem cansados, imagina só o resultado...

Acredita-se que as pessoas não sabiam exatamente como os alimentos interagiam com o organismo humano, as propriedades químicas estavam começando a ser descobertas e muitas confusões eram feitas, os benefícios das leveduras, com elevado teor de nutrientes e proteínas eram creditados à própria cerveja. Os efeitos da embriaguez pareciam ser ignorados já que o consumo rotineiro era incentivado.

E ai, já tinha visto alguma dessas? Conta mais pra gente ai!!