Páscoa cervejeira: Estilos que harmonizam com chocolate

Cultura, Dicas, Harmonização -

Páscoa cervejeira: Estilos que harmonizam com chocolate

A Páscoa está chegando e nada melhor do que um bom chocolate para comemorar um dos maiores feriados do país. Como no ano passado a gente trouxe pra vocês uma dica de Cervejas Brasileiras de Chocolate, neste ano pensamos em algo diferente envolvendo estas duas maravilhas: Cervejas que Harmonizam com Chocolate.

Não é uma harmonização muito comum, mas ela existe e pode dar muito certo, preparamos então uma lista com os três tipos de chocolate mais comuns consumidos no país: o ao leite, o branco e o meio amargo.

Chocolate ao leite

A dica aqui é procurar cervejas com aromas tostados e torrados, que podem ou não misturar notas de chocolate e café, para contrastar com o doce mais acentuado do chocolate ao leite. Os estilos mais doces estão fora de cogitação, pois a mistura se torna enjoativa, a ideia é apelar para cervejas com maior intensidade de amargor, acidez e álcool. As mais indicadas são as Dubbel, Dunkel, Dopplebock, Dark Strong Ale e Schwarzbier.

Chocolate Branco

O fato do Chocolate Branco ser  muito gorduroso exige rótulos com acidez elevada, já que esta característica dá uma quebrada no sabor forte da gordura. Cervejas frutadas, as Fruit Beer, são uma boa pedida, já que normalmente contam com boa acidez, além das frutas normalmente estarem associadas ao chocolate branco no imaginário popular. Além disso cervejas mais alcoólicas são recomendadas pelo mesmo princípio, a quebra da gordura para contrabalancear os sabores.

Chocolate Meio Amargo

A ideia da harmonização pode ser principalmente de dois tipos: balancear os sabores ou harmonização por semelhança. Chocolates muito doces exigem cervejas mais ácidas e amargas, para que os sabores não sejam extremos na boca. No caso do chocolate meio amargo, que não é extremamente doce, o correto é procurar cervejas um pouco menos intensas, mas atenção: um pouco menos intensas! Cervejas muito leves não costumam combinar com chocolates de modo geral. A dica para este primeiro tipo é uma Pilsner. Agora, para chocolates com amargor mais forte, pode ser legal buscar cervejas mais escuras, mais maltadas, de teor alcoólico mais alto e mais amargas, já que o amargor de torrefação vai harmonizar por semelhança, as indicadas aqui são as mesmas que as do chocolate ao leite.

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Sale

Unavailable

Sold Out