Por que o McDonald's serve cerveja em seus restaurantes em alguns países e não no Brasil?

O crescente mercado de cerveja artesanal no Brasil vem acompanhado de outra forte tendência: hambúrguer artesanal.

Quem não curte saborear um delicioso hambúrguer com muita carne, bacon, cheddar e tudo o que mais tiver direito, e harmonizar com um chopp Ipa ou outro da preferência? Já deu água na boca, né?!

É cada vez mais comum hamburguerias no Brasil servirem chopp artesanal até mesmo em combos, e também todo evento cervejeiro que rola pelo país sempre tem food trucks com muita fumaça e hambúrguer.

Mas a maior rede de fast foods no mundo não acompanha essa tendência. Pelo menos não por aqui. 

Tá que o McDonald's não faz parte do conceito do mercado de hamburguerias artesanais, muito menos das cervejas especiais, mas, com o crescimento da concorrência da marca com outras hamburguerias, alterações no cardápio já vem sendo feitas há um tempo, incluindo sanduíches mais elaborados, como a linha Signature Club House, por exemplo.

Entretanto, a inclusão de cerveja no cardápio não parece estar nos planos da rede aqui no Brasil como já ocorre em outros países como Estados Unidos, Alemanha, França, Grécia, Portugal, Áustria, República Tcheca, Suécia, Lituânia, Sérvia, Holanda, Coreia do Sul, França,Itália e Suíça, que servem desde rótulos internacionais, como variedades da Amstel, até marcas locais de cada região.

Mas porque um país como o Brasil que é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo não está nessa lista do McDonald's que inclui cerveja no cardápio dos seus restaurantes? Segundo matéria feita pelo site Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, "pesquisas internas feitas pelo McDonald's apontam que o Brasil não é interessante para este tipo de opção no cardápio – sem esclarecer o exato motivo desta percepção."

A matéria contatou o gerente de marketing do McDonald’s no Brasil, João Branco, que informou que são avaliados uma série de fatores durante as pesquisas de implantação de novos itens, entre eles os melhores momentos para o lançamento de produtos, os hábitos de consumo locais, a disponibilidade de matéria-prima e a expectativa de vendas.

“Somos uma marca orientada ao nosso cliente e avaliamos continuamente novas formas de surpreendê-los. Nesse sentido temos trazido novidades em termos de sabor por meio dos sanduíches, sobremesas e bebidas. No caso de bebidas alcoólicas, não temos no momento previsão de inclui-las no nosso cardápio”, explicou através de uma nota à reportagem do Bom Gourmet.

De qualquer forma, mesmo nos países em que a cerveja está incluída no cardápio, o McDonald's limita de algum o consumo por parte dos clientes. Como o foco é a venda dos sanduíches, cada país, a rede trabalha com uma política diferente para a venda da bebida. Nos Estados Unidos, por exemplo, a bebida pode ser consumida com o Big Mac em algumas lojas, enquanto os sul-coreanos podem comprar um copo para cada hambúrguer consumido.

Já na Espanha, a cerveja local Mahou é vendida apenas em combos com sanduíche e acompanhamentos. Na Bélgica, outro país com alto consumo, a bebida da marca Jupiler segue na mesma linha.

Bom, o fato é que se alguém perde com isso no Brasil, é o próprio McDonald's  por que com tantas boas opções de hamburguerias no país e cada vez mais novas surgindo, além das maravilhosas cervejas nacionais que estão em constante evolução, é raro quem sente desejo de comer um Mc Chicken com um Chopp da Brahma.


 


1 comentário

  • Até entendo a demanda que o mercado influencia em cima das pesquisas feitas pela empresa. Mas até os cinemas ja estão dando a opção de levar combos com cerveja. E no meu grupo social as pessoas valorizaram ainda mais assistir uma tela tomando aquela geladinha.

    Thalmon Fernandes

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