QUINZENA DO CONSUMIDOR TEXO
Minha Sacola
Sacola Vazia
12/05/2021

Cerveja é evolução: Como a bebida foi crucial no crescimento da civilização atual

A evolução das civilizações ao longo dos anos se deve pelas mais distintas motivações, desde necessidades básicas vitais como se alimentar e se proteger, até disputas por territórios gerando guerras e destruição. Cada momento que a sociedade viveu acabou gerando reações que a fizeram evoluir e a cerveja, nosso líquido sagrado tem forte contribuição na construção da sociedade que temos hoje, trazendo descobertas científicas, impulsionadas pelo desejo de consumir a bebida.

É sobre esse tema que o Professor do Instituto de Química (IQ) da USP, Luís Moreira Gonçalves vai tratar, em uma palestra na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, capital.

A Palestra que tem o nome - Cerveja, solução na ciência e na civilização, é o tema do mês de maio da série Química é Vida, em que palestras gratuitas e abertas a todos os interessados, ocorrem no 3° sábado do mês na Biblioteca Mário de Andrade. As palestras são ministradas por professores do Instituto de Química da USP, e abordam temas diversos que abrangem, sobretudo, conhecimentos e aplicações das ciências químicas que interferem em nosso dia a dia.

"Cerveja, solução na ciência e na civilização" é um trocadinho com a composição da bebida, que é enquadrada na categoria de soluções químicas, que é a mistura homogênea de duas ou mais substâncias.

A cerveja é uma das bebidas mais antigas da história. Descoberta por acaso , a partir da fermentação de um pedaço de pão estragado, aproximadamente em 4000a.c ela foi evoluindo ao longo doa anos e o consumo da bebida fez que o ser humano criasse soluções de melhorias de produção e armazenamento, otimizando assim métodos que fizeram com que a ciência avançasse até mesmo em outras áreas.

Uma das curiosidades em volta da bebida é a invenção do refrigerador, que foi estimulado para a conservação da temperatura da cerveja na metade do século 19. Outras bebidas, como vinho, vodka e licores não demandavam de tal necessidade, pois sua qualidade se mantinha em temperatura ambiente. Porém com o aumento do consumo e produção de cerveja, a necessidade de refrigerar, a bebida impulsionou a invenção da primeira geladeira, o que contribuiu para o crescimento e evolução de nossa sociedade na conservação de outros alimentos, bem como melhoria da qualidade de vida.

Esse e outros temas serão abordados das 10h30 às 12h na Rua da Consolação, 94, São Paulo. Maiores informações na página do Instituto de Química da USP e no evento criado no Facebook.