QUINZENA DO CONSUMIDOR TEXO
Minha Sacola
Sacola Vazia
12/05/2021

Cervejaria Chimay: A história da cerveja trapista mais conhecida do mundo.

A Chimay é uma Cerveja Trapista que é produzida desde 1862 dentro da Abadia de Scourmont na cidade Belga de Chimay. Em 1844, um monge chamado Jean Batiste Jourdai, fundou um Clausto na cidade de Chimay que fica mais ou menos 100Km ao sul de Bruxelas, na Bélgica. No início as coisas não foram fáceis porque o solo daquela região não era muito fértil. Demorou um pouco para que as plantações desse resultado, mas com a ajuda de 17 monges da Abadia de St Sixtu conseguiram uma boa colheita.

Em 1862, começaram a produzir a primeira cerveja, chamada Biere Forte, e foi o primeiro protótipo da Cerveja hoje chamada de Chimay Rouge, ou Chimay Red, e por ser a primeira Chimay também consta em seu rótulo como Premiére.

Cervejas Trapistas

As cervejas Trapistas tem esse nome originário do mosteiro de Notre-Dame de La Trappe, na Normandia, que foi reconstruído no final do século XIX.

Apenas 11 mosteiros hoje podem produzir a cerveja Trapista e utilizar esse nome em seus produtos.

Eles pertencem à Ordem Cisterciense da Estrita Observância (OCSO), que foi criada justamente para proteger a tradição na produção e na utilização do nome "Trapista", diante das demais Cervejarias ao redor do Mundo.

Para uma cerveja ser considerada trapista, ela deve respeitar uma série de regras exclusivas, dentre elas: Ser produzida dentro dos muros de um mosteiros, pelos próprios monges, ou supervisionados por eles; Não ser a principal atividade do Mosteiro (produção de cerveja); E não ser um negócio com fins lucrativos, servir para as manutenções no próprio mosteiro e em ajuda à comunidade.

A Chimay é uma das três trapistas que mais produzem, suas cervejas são exportadas para todo o mundo e a maioria da renda é destinada às necessidades da comunidade e às obras sociais.

Rótulos da Cervejaria Chimay

Hoje a Cervejaria Chimay conta com 4 rótulos que mantém as receitas de cada uma e o processo de produção transparentes em seu site para quem quiser conhecer, são elas: A Chimay Rouge, Chimay Dourado, Chimay Triple e Chimay Blue.

A Texo, a marca que Veste Cerveja, tem os modelos de bonés cervejeiros mais irados, e como não poderia ser diferente possui um modelo de Boné Trucker inspirado na Chimay Bue, que foi desenvolvida em 1956 em uma edição especial de natal. Todos os detalhes do Boné Trucker Aba Curva Chimay foram inspirados no rótulo dessa cerveja, na parte frontal, um patch em camurça que remete ao clássico logo da Chimay, porém adaptado à Texo.

Na parte frontal uma estampa sublimada de monges brindando com cerveja, detalhe sempre presente nos bonés da Texo, o que garante um produto de qualidade diferenciada.

Boné Trucker Chimay Texo