Tipos de Malte: Conheça os Mais Utilizados na Produção das Principais Cervejas

Cerveja, Ingredientes da Cerveja -

Tipos de Malte: Conheça os Mais Utilizados na Produção das Principais Cervejas

O Malte é um dos ingredientes essenciais na produção da cerveja. Ele contribui para a cor e o paladar da bebida, além de influenciar na espuma e no corpo da cerveja. Além disso, açúcares obtidos do malte são transformados em álcool na fermentação. 

O malte é obtido através de um processo de germinação artificial e controlado a partir de cereais como trigo, milho e o principal utilizado na cerveja: a cevada.

Para a cevada ser transformada em malte, seus grãos são colocados a uma condição de umidade e temperaturas controlados a ponto de germinar. Quando os grãos brotam, o processo é interrompido e o malte é colocado para secagem e torra ou defumação, de acordo com o tipo de malte que se deseja obter, conferindo diferentes aromas, cores e sabores.

Existem diversos tipos de malte, e a escolha de cada malte na receita é um dos fatores que determina o estilo que aquela cerveja vai ter. 

Abaixo uma lista dos tipos de malte mais utilizados:

Pilsen

É o tipo de malte mais comum e está presente na maioria das receitas. É seco em baixa temperatura, tem cor clara e aroma de cereal. O malte Pilsen tem muitas enzimas e açúcares fermentáveis, o que propicia uma excelente fermentação. É o malte base para as cervejas da família Lager.

Pale Ale

O malte Pale Ale tem menos enzimas que o malte Pilsen e é aquecido a temperaturas mais altas ou durante mais tempo. Tem coloração um pouco mais escura e dele obtém-se aromas e sabores levemente adocicados, que lembram biscoito. O malte Pale Ale é usado como base para as cervejas da família Ale.

Caramelo

O malte Caramelo é um malte mais tostado, proporcionando à cerveja cores que vão do âmbar-claro ao marrom-escuro e aromas caramelados e toffe, que lembra açúcar queimado. O malte Caramelo é usado nas cervejas Oktoberfest e Bock, entre outros estilos.

Chocolate

O malte chocolate proporciona à cerveja coloração marrom-escura e aromas de caramelo queimado, chocolate amargo e café. É utilizado nas cervejas Porter, Brown Ale e, às vezes, nas Stout.

Defumados

Maltes defumados são aqueles que sofreram processo de defumação com madeira ou turfa para obterem o aroma e sabor característicos. Maltes defumados são utilizados nas cervejas Scottish Ale, Smoked e Stout.

Escuros

Os maltes escuros são expostos a altas temperaturas, sendo praticamente torrados. Nesse processo, carboniza-se a maior parte do amido, das enzimas e do açúcar, e eles adquirem cores e sabores característicos de cervejas como Brown Ale, Red Ale, Porter e Stout.

Pretos e Torrados

Esses maltes são bastante amargos, forte aroma de café tostado, pois seus grãos são praticamente queimados. Utilizados principalmente nas cervejas Stout, Old Ale, Porter, entre outras.

Centeio, Trigo e Aveia

Enquanto todos os demais descritos são feitos com cevada, esses outros são maltes dos cereais correspondentes. Eles agregam texturas, sabores e aromas bastante distintos a determinados estilos. Quando esses maltes são utilizados em proporção principal, a cerveja leva o nome desse cereal: Cerveja de Trigo, por exemplo.

 

 

 

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Sale

Unavailable

Sold Out