QUINZENA DO CONSUMIDOR TEXO
Minha Sacola
Sacola Vazia
11/05/2021

Você sabia: A humanidade inventou a agricultura para fabricar cerveja!

Estudos das últimas décadas estão chegando a uma conclusão única e criando um novo consenso na comunidade científica acerca das duas maiores invenções da humanidade: a agricultura e a cerveja!

 

A agricultura é uma das invenções humanas mais importantes de todos os tempos, ela surge cerca de dez mil anos atrás, acabando com a idade da pedra lascada e trazendo os homens para um novo momento, rumo ao progresso desenfreado e cada vez mais veloz. A partir do momento que as pessoas começam a plantar, formam-se as primeiras comunidades sedentárias, criando as cidades e culminando em sociedades cada vez mais complexas.

Acreditou-se por muito tempo que uma das influências do surgimento das plantações era a produção de pão ou outro alimento sólido semelhante a partir do trigo, já que como sabemos este é um dos alimentos mais antigos e fundamentais conhecidos hoje.

 

Porém novos estudos trazem uma nova perspectiva: o objetivo dos nossos antepassados era a produção de cerveja!

 

A cerveja também pode ser considerado um alimento e já se sabia que ela era antiga, nós mesmos já trouxemos aqui pra vocês matérias mostrando cervejas produzidas no antigo egito por exemplo. Mas estudos recentes encontraram fósseis de leveduras usadas na produção de cerveja de cerca de 10 mil anos antes de cristo, o fóssil de pão mais antigo já encontrado é de cerca de 6 mil anos.

 

"A ideia de que os homens se tornaram sedentários para expandir o consumo de cerveja está entrando nos estudos científicos”, afirma Ricardo Rugai, historiador da cerveja, doutor em história econômica pela USP e sommelier.

Acredita-se que a produção de cerveja para os povos antigos tinha uma característica quase espiritual, a bebida deveria ser utilizada em rituais e celebrações. A partir do momento que os indivíduos percebem que o consumo de certa substância causa uma alteração sensorial intensa e de certa forma alegre, a fabricação deste novo produto deve ganhar muita importância, principalmente em comunidades antigas, muito ligadas ao lúdico e aos rituais religiosos.

 

A cerveja move o mundo e já faz tempo!